data de lançamento:2025-02-03 13:01 tempo visitado:110
Os primeiros meses do ano costumam registrar aumento nos casos de dengue, uma doença com padrão sazonal, influenciada pela temperatura e umidade. A vacinação é uma ferramenta essencial no combate à doença, embora não seja suficiente por si sótigre ganhar dinheiro, de acordo com especialistas ouvidos pela Folha.
suporte 24 horas por dia—Entre e receba seu bônus exclusivo para jogar e apostar nos...Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, para crianças entre 10 e 14 anos. Essa faixa etária foi escolhida com base em recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), devido ao maior risco de hospitalização. "É uma estratégia para evitar que elas adoeçam e impactem os serviços hospitalares de vacinação", explica Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e membro das comissões da imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia.
O infectologista Evaldo Stanislau reforça a importância de considerar o histórico da doença no Brasil, que desde 1986 enfrenta surtos de dengue. "Praticamente todos os nascidos a partir dessa data já foram expostos ao vírus em regiões endêmicas. Na população adulta brasileira, a probabilidade de um adulto já estar protegido é muito grande", afirma.
Profissional de saúde segura amostra da Qdenga, vacina contra dengue, durante campanha de vacinação no Rio de Janeiro - Ricardo Moraes - 23.fev.2024/Reuters tigre jogoNo entanto, Lígia Bahia, médica sanitarista e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) , alerta que as faixas etárias mais vulneráveis a quadros graves e de alta letalidade não são contempladas pela atual estratégia de vacinação do SUS. "Precisamos apoiar as vacinas, mas avaliar sua eficácia e ampliar o uso para toda a população exposta", destaca.
ZA9BET - Saque Rápido Via Pix | Aposte com Segurança na...jogo do tigrePara 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses. Desde que as vacinas começaram a ser aplicadas pelo sistema público, em fevereiro de 2024, já foram distribuídas 6.370.955 doses aos estados brasileiros, sendo que 3.710.222 foram aplicadas em 1.921 municípios.
A pasta afirma que não há previsão de ampliação da faixa etária do público-alvo, pois, além da capacidade de produção mundial da vacina ser limitada, é necessário garantir a segunda dose para todos que já receberam a primeira.
O imunizante também está disponível na rede particular, em farmácias e laboratórios, custando entre R$ 350 e R$ 490 por dose. O intervalo mínimo entre elas é de três meses.
Mas o número de doses disponibilizadas no setor privado é limitado devido à prioridade dada ao atendimento do SUS. A Takeda mantém um estoque de segurança para atender a demanda elegível à vacina pelo setor público, além de garantir a segunda dose para quem já iniciou a imunização na rede particular.
Embora a Qdenga seja oferecida no SUS apenas para crianças, sua bula, aprovada pela Anvisa, permite o uso em pessoas de 4 a 59 anos. Não há estudos envolvendo pessoas a partir de 60 anos, o que pode indicar menor eficácia devido ao envelhecimento do sistema imunológico. Além disso, há incertezas quanto à segurança para essa faixa etária, afirma Stucchi. Contudo, a infectologista afirma que um médico pode prescrever uma vacina para seu paciente acima de 60 anos, estando ciente de que é uma indicação fora da bula e que pode haver possíveis limitações.
A vacina, feita com vírus enfraquecido, é contraindicada para gestantes, lactantestigre ganhar dinheiro, imunodeprimidos e pessoas com alergia grave a componentes da fórmula. Quem apresentar reação adversa à primeira dose não deve completar o esquema vacinal.
Powered by fortune tige @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024